Quais as mudanças trazidas pela LGPD e como adequar a sua empresa à nova legislação

Em vigor desde 18 de setembro de 2020, a LGPD exige medidas de adequação em processos, sistemas, mecanismos de segurança cibernética e em contratos com clientes, fornecedores e colaboradores.

Não é de hoje que a segurança de dados vem sendo discutida como algo fundamental para a integridade das pessoas em todo o mundo

Com diversos escândalos de vazamento de informações por empresas do mais alto escalão, fica evidente a necessidade de medidas que visam assegurar a coleta, tratamento e compartilhamento de dados de terceiros. Assim como já seguiam os países da Europa e América, o Brasil entendeu a necessidade de aplicar medidas para oferecer um ambiente mais seguro na troca de dados entre empresas, clientes e fornecedores. 


Porém, não basta implementar novas leis, é necessária a mudança de pensamento e atitude das pessoas diante do compartilhamento de seus dados.

Com a aprovação da LGPD, as empresas precisam adequar-se rapidamente para que não hajam prejuízos estruturais e financeiros na organização.


Como adequar sua empresa à LGPD?


Forme um time

 

É importante definir um time que cuidará do processo de adequação, sendo recomendável haver pessoas tanto do setor de TI quanto da área jurídica da empresa, se esta existir. Esse time será multidisciplinar e indicará as adequações necessárias. Importante definir um DPO (Date Professional Officer), nova função responsável pelos dados da empresa. 


Mapeie os dados (Diagnóstico ou Data Mapping)

 

O segundo passo é entender quais dados e informações a empresa possui. Esse processo deve envolver todos os setores da organização que fazem a coleta, tratamento ou armazenamento de dados e é preciso garantir a busca minuciosa para que não haja problemas futuros para a empresa. 


Levante ajustes e planos de ação (Gap Analysis)

 

Com base nas adequações que se fizerem necessárias na empresa, seja de processos, tecnologia ou de comportamentos e hábitos, deve-se criar um plano de ação. 


Sensibilize e capacite

 

Não basta implementar novos programas e excluir dados obsoletos se os funcionários continuarem com práticas antigas ou desatenciosas quanto aos dados que circulam na empresa. Todos os colaboradores da empresa devem ser sensibilizados para a importância dos cuidados com os dados. 


Implemente

 

Durante as tratativas dos gaps, a empresa começa a se configurar e moldar para atender a LGPD. Nesta etapa todas as áreas revisitam seus processos, o time da Mudança/DPO atua diretamente para reforçar a necessidade das adequações e como isto deve ser tratado. 


Monitore e sustente a mudança

 

Assim que adequada, a empresa deve manter uma constante avaliação para assegurar que tudo está ocorrendo da forma planejada e que os novos processos ou programas sejam implementados à luz da LGPD. 


Como podemos ajudá-lo nesta jornada?

A adequação de uma empresa à LGPD envolve importantes questões jurídicas e tecnológicas com relação ao manuseio e segurança de dados. Porém, sem o acompanhamento e coordenação de todo esse processo e a mudança de cultura da empresa, todo o esforço e investimento pode ser perdido.

A Dynamica Consultoria com sua expertise em Gestão de Mudanças e Cultura apresenta soluções para planejar, assessorar, administrar, orientar e monitorar programas voltados para o cumprimento da LGPD em sua empresa.

Garanta a adequação de sua empresa à LGPD!

Sua empresa precisa de consultoria para garantir a adequação às normas da LGPD?

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!

Mapeamento de processos

Treinamento e conscientização

Transformação da Cultura

Preparo dos colaboradores e demais stakeholders para a mudanças

Sustentação das mudanças às rotinas da empresa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Seus dados estão protegidos conosco.


Rua Verbo Divino 2001 . Torre B . cj 711 . Espaço Empresarial Nações Unidas . Chácara Santo Antonio . São Paulo . SP . Brasil . CEP 04719.002